quarta-feira, 2 de março de 2011

Ciência e tecnologia: A Exploração do Espaço.

(Dando continuidade sobre a pesquisa que fiz da Moda na década de 70.)
Importantes acontecimentos no campo da ciência e tecnologia fizeram parte da década de 70. Vale citar o primeiro microprocessador do mundo que a Intel lançou em 1974, assim como criou-se o primeiro videogame do mundo: o Odyssey 100, em 1972. Nesse mesmo ano
é lançado o videocassete pela Philips e a JVC japonesa. A França construíra o seu primeiro avião supersônico, o Concorde, em 1973.

Os norte-americanos deram início a fabricação em larga escala, pela empresa Commodore, do computador pessoal PET. No final dos anos 70, o mundo viu pela primeira vez as telas em cores das notícias, fatos, novelas que passavam na televisão.

O mundo começara a explorar melhor o espaço, após as primeiras missões de reconhecimento à Lua, a missão de lançamento do Projeto Apollo ao espaço fora um sucesso.

Foi a primeira das missões de caráter eminentemente científico à Lua e a primeira a utilizar o jipe lunar na superfície do satélite. A tripulação era composta por David Scott, Alfred Worden e James Irwin, o lançamento foi no dia 26 de julho de 1971 e o retorno à terra a 7 de agosto de 1971. Em 1976 os norte americanos pousavam a sua primeira nave em Marte.

Tais acontecimentos com certeza exerceram uma forte influência em muitos temas do cinema, que fizeram sucesso na época. Havia uma forte característica futurista e um imaginário repleto de cores, formas, sensações de ser uma sociedade do futuro. O filme, de Stanley Kubrik, 2001, Uma Odisséia no Espaço (1968), inspirou muitos filmes que surgiram na década de 70. Assim como o famoso Guerra nas estrelas, de George Lucas, que é um filme de ficção científica cujo os temas futuristas, e seus personagens muito influenciaram a indumentária daquela época, que será visto a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário